A Filosofia

Os fundamentos político-filosóficos, constitucionais e sociais que definem a Proposta Pedagógica do Centro Educacional e Infantil do Recreio, encontram-se traduzidos sintetizados em pilares previamente estabelecidos.

    Pilares da Filosofia

  • Esforço coletivo na construção de ensino de qualidade, crítico, cientifico e transformador que vise à formação de cidadãos integrados e conscientes de seu tempo, de sua herança histórico-cultural e de sua responsabilidades social;
  • Ênfase em valores imprescindíveis ao exercício da cidadania, tais como: liberdade, competência, responsabilidade, solidariedade e disciplina;
  • Visão do trabalho como elemento que contribui para o crescimento emocional e intelectual do indivíduo e para a melhoria da qualidade de vida na sociedade;
  • Identidade teórica e metodológica nas práticas pedagógicas, resguardadas as especificidades de cada disciplina, série e grau;
  • Compreensão de que o processo de escolarização deve promover e desenvolvimento integral do educando, contemplando conceitos, habilidades, atitudes e emoções;
  • Metodologias de Ensino que valorizem a participação do aluno no processo de ensino/aprendizagem, que favoreçam a formação de cidadãos flexiveis, aptos a conviver com mudanças.

    Integração com a família

A Escola mantém periodicamente, com os responsáveis, reuniões gerais de avaliação e pedagógicas.

Caso seja necessário um diálogo com professores e coordenadores, a equipe do Centro Educacional e Infantil do Recreio estará sempre disponível para o atendimento imediato e esclarecimentos sobre o trabalho desenvolvido havendo assim um perfeito entrosamento casa-escola. 

        Integração com a comunidade

  As crianças, desde cedo, utilizam a comunidade para suas experiências e por isso, nossa escola integra essa vivência essencial ao processo de aprendizagem.

        Responsabilidade

O professor é o mediador e incentivador da conquista da independência da criança e da responsabilidade. Ainda ajuda na tomada de consciência do seu ambiente, na opção de suas atividades, na relação com o meio e com os outros.

        Liberdade

A liberdade é uma conquista cumulativa, revela-se no ajuste da própria vida com a realidade. Ser livre é saber enfrentar a realidade mesmo que com erros, desde que haja consciência na escolha das ações.
"Liberdade com Responsabilidade", é o que trabalhamos em nossos alunos.

Seja na sala de aula, na área livre, no parquinho, na horticultura ou na piscina aquecida a liberdade é uma palavra presente e vivenciada por todos os alunos.

A instituição
topo