Proposta pedagógica

No Ensino Fundamental a Proposta Pedagógica da escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais. Será complementada com projetos, fluxogramas, organogramas e regulamento interno.

O Projeto Político Pedagógico caracteriza-se por diretrizes que visam concretizar a filosofia educacional de uma dada instituição escolar. É o instrumento de ação educacional e explicita a organização do trabalho pedagógico como um todo.

Para ser um projeto transformador da prática pedagógica, deve ser dinâmico, nascendo do movimento ação-reflexão-ação. Seus pilares devem ser os fundamentos éticos-políticos, que se traduzem em valores; os fundamentos epistemológicos, conhecimentos, traduzidos em competências e habilidades; os fundamentos didáticos-pedagógicos, traduzidos nas ações/relações pedagógicas.

Tais pilares dão à escola sua identidade. Ter um Projeto Político Pedagógico significa ter um projeto de educação, possuir uma visão de futuro, perseguir uma utopia. É ter um objetivo, uma intenção a realizar no sentido da formação do ser humano. Quem possui um projeto a realizar vive num patamar superior ao imediato, ao casuístico, aos estreitos limites da sobrevivência. Esta é a razão pela qual o projeto contribui para viabilizar a autonomia,visto que ser autônomo é ter a liberdade de definir os rumos da própria ação, é fazer opções, o que implica, por outro lado, no aumento da responsabilidade, numa consciência maior sobre o que se está fazendo, o por quê, o para quê e o como. Passa-se de uma mera execução da própria ação, dando-se ênfase à compreensão, à interpretação e às atitudes críticas.

Planejamento da Gestão Escolar

Os pontos de partida do Projeto Político Pedagógico da Escola devem ser questões básicas como:

Que educando queremos formar?

Que escola desejamos?

Que educação queremos oferecer?

Sua elaboração, implementação e acompanhamento pressupõem assumir mudanças de forma compartilhada; o rompimento com a rotina e o trabalho coletivo e solidário.

Os temas pretendem servir de fundamentação à proposição de um projeto político pedagógico inovador, transformador da prática pedagógica, na medida em que tratam de assuntos relevantes para a formação do ser humano, consciente de sua cidadania e detentor de valores éticos necessários à convivência social.

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