BERÇARIO 1

Atendemos a bebês a partir de quatro meses até os 12 meses de idade, quando já receberam as primeiras doses de vacinas.

Os ambientes exclusivos para os bebês são alegres, coloridos, arejados e especialmente preparados para eles.

Conta com uma sala de atividades e estimulação com piso apropriado, dormitório com berços, solário, parque, lactário e banheiro.

Acreditamos que o relacionamento da criança com as pessoas que a cercam é um fator importante que vai influenciar a sua visão do mundo e a forma de situar-se frente a ele. Consequentemente, a atuação dos nossos profissionais com o bebê pressupõe carinho, conforto, atenção e respeito à sua individualidade, trazendo com isso uma tranqüilidade e segurança que os pais procuram

Nos primeiros 12 meses de vida o bebê depende do adulto para a satisfação de suas necessidades e também para brincar., Gosta de carinho e colo, solicita muito a presença, corresponde com sorrisos às brincadeiras e estranha, às vezes, mesmo pessoas conhecidas. Adormece com freqüência no colo do adulto e costuma usar chupetas, fraldas, dedos ou travesseirinhos. Se comunica de uma forma própria, olha ativamente tudo que o cerca, dá gritinhos de prazer ou de impaciência, chora quando algo o desagrada.

Precisa sentir-se amado, acariciado, atendido e compreendido. As necessidades físicas de alimentação, higiene, sono e abrigo são tão importantes para o bebê como a sua necessidade sócio-emocional de obter respostas afetivas no contato com os adultos.

Cubos e encaixes grandes; baldes e pás; bonecos de plástico; caixas e objetos diversos para encher e esvaziar, blocos de espuma, bolas coloridas de tamanhos, pesos, cores e texturas diferentes;, são alguns dos brinquedos que os bebês adoram.

Brincadeiras na frente do espelho, danças ao som de músicas, jogos de imitação, jogos que estimulam movimentos, massagens, exercícios de "ginástica" com "flexão" dos membros, e deslocamentos são algumas das atividades que incentivam a criança a usar, sentir, conhecer e discriminar partes do seu corpo, a exercitar os movimentos corporais amplos e alcançar progressivo domínio muscular que lhe permita usar o corpo em diferentes posições. O manuseio dos brinquedos e de objetos variados possibilitam o desenvolvimento da coordenação motora manual.

Conversar com a criança, nomear pessoas, objetos e partes do corpo, ouvir e cantar músicas variadas, descrever gravuras grandes e coloridas, contar pequenas histórias e propor joguinhos de imitação são alguns dos recursos que favorecem o desenvolvimento da compreensão e comunicação.

Os cardápios são elaborados pela nutricionista, as refeições são balanceadas e são enviados às famílias, semanalmente sempre as sextas-feiras.

O controle de alimentação é feito diariamente e registrado na agenda e internet. A introdução de legumes, folhosos e frutas é feita respeitando as necessidades e restrições alimentares dos bebês. O caldo de feijão é servido após os sete meses, e a clara de ovo, quando liberada pelo pediatra da criança.

Os cuidados com a higiene e saúde são fundamentais, por isso os brinquedos e o ambiente são limpos e desinfetados regularmente por dia.
Mamadeiras e chupetas são esterelizadas diariamente. Fraldas descartáveis devem ser enviadas, regularmente para a creche escola..

A saúde é motivo de muitos cuidados especiais. Nossa Coordenadora atua junto aos funcionários e às famílias no sentido de reduzir a incidência de doenças comuns na infância. Os afastamentos por doenças, tão desagradáveis para a família, são medidas preventivas e protetoras da saúde da criança doente e da comunidade infantil.

Educação Infantil
topo